A Prefeitura de Araputanga (a 345km de Cuiabá), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde (VS), concentra os esforços para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para quem recebeu a primeira dose do imunizante, AstraZeneca/Fiocruz, até o dia 26 de maio deste ano.
A vacina será aplicada nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, das 14:00 às 17:00 horas, no Centro de Eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araputanga (APAE-ARA), onde também será realizada a aplicação da primeira dose para jovens de 18 anos ou mais.
Conforme os dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 13 de agosto, o município registrou 25 casos ativos de contaminação por Covid-19, 02 pessoas aguardando resultados de exames e 01 internado no Centro de Covid.
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.